“Choros e Sambas Antigos” é a primeira experiência musical e artística do grupo Meu Chapéu Virou Pandeiro. Impulsionados pela pesquisa, apreciação e vivência junto ao estudo da técnica instrumental brasileira, a qual envolve uma série de gêneros, ambientes e brasileiros que influenciam a nossa música e história com amplitude.
O grande desafio e objetivo do grupo é divulgar a mais genuína música brasileira (arriscando até um leve passeio ao baião) e proporcionar momentos agradáveis aliados a boa música.
Nossa atual apresentação, traz uma variedade rica de gêneros musicais populares dentro do samba e do choro. Um exemplo da abrangência de nosso repertório são as polcas, ritmo que adquiriu grande repercussão no final do século XIX e início do século XX, assim como os polêmicos maxixes da mesma época que até hoje não deixam ninguém ficar parado! Choros e sambas de compositores anônimos ou pouco conhecidos do grande público, também dividem em nosso trabalho, lugar com composições imortais de grandes mestres como Pixinguinha, Nelson Cavaquinho, Pulinho Nogueira, Waldir Azevedo, Paulinho da Viola, Chico Buarque, Chiquinha Gonzaga entre outros.
A apresentação é uma tentativa de trazer ao público, de todas as idades, a atmosfera da música carioca, que sempre esteve aliada a um misto de alegria e choro, respectivamente de carnaval e quarta de cinzas. Essas melodias invadiam bares, cabarés, teatros, feiras e praças e onde mais o povo estivesse.
Sabendo disso, o grupo apresenta-se com flauta, violão, cavaquinho, clarinete, pandeiro, roupa branca e chapéu panamá, fazendo uma singela homenagem aos boêmios , figuras essenciais na formação dessa música.
ALUÍSIO BARBOSA - Músico autodidata (violão, cavaquinho e acordeom), possuindo mais de trinta anos de roda de samba. Participou de vários grupos de choro, ainda como estudante na universidade de Viçosa/MG. Atualmente, é cavaquinista exclusivo do “Meu Chapéu Virou Pandeiro”.
CHICO SASEK – Compositor e violonista, iniciou seus estudos com o renomado professor friburguense Guilherme Malon, obteve notável participação em diversos festivais de composição musical, conquistando o 1o lugar em três. Integrou grupos distintos como “Uirapuru” e “Cheiro de Povo”. Atualmente, trabalha com o professor, maestro e arranjador Sebastião Serrano (Bom Jardim – RJ).
LEONARDO BENVENUTI – Músico autodidata, pesquisador, ator e palhaço, graduado em História pela FFSD – Nova Friburgo/RJ. Já participou de diversos grupos de cultura popular como o Uirapuru e bandas musicais de diferentes estilos, apresentando-se em festivais regionais. Atualmente, integra o grupo “Meu Chapéu Virou Pandeiro”, também pesquisa a criação de instrumentos idiofônicos e música étnica, como as “Folias de Reis”.
THIAGO SPITZ ARGOLO - Graduado do Curso Superior de Música da UCAM iniciou os estudos em teoria musical na S.M.B. Campesina Friburguense orientado pelo professor e clarinetista Udemberg Fernandes, integrando posteriormente grupos como o regional “Chorando na Serra e os quintetos de câmara “Amadeus" e “Cheiro de Choro”. Participou de diversos workshops com renomados professores como José Carlos de Castro e Paulo Sérgio Santos. Recentemente se apresentou em diversas cidades da Suíça e Alemanha com a banda Campesina, onde atua como músico permanente. Atualmente amplia seus conhecimentos e pesquisas na Escola Portátil de Choro com os professores Maurício Carrilho e Luciana Rabelo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário